Acesso Facil
Buscar

 Harmonia no Trânsito - Histórico das ações 

2010

Histórias em quadrinhos O Super Motociclista

Distribuídas juntamente com o Manual da motocicleta a partir do mês de julho, as histórias em quadrinhos desenvolvidas pela Editora Maurício de Souza Produções especialmente para o projeto Harmonia no Trânsito trazem três histórias divertidas sobre pilotagem segura de motocicletas. Nelas, a Turma da Mônica transmite, de forma bem humorada, os conceitos de pilotagem defensiva e respeito aos protagonistas do trânsito.

 

 

  

Site Honda Piloto Mais

É o mais completo site sobre pilotagem segura de motocicletas do Brasil. No endereço www.honda.com.br/pilotomais, temas como técnicas de pilotagem, equipamentos de segurança, manutenção preventiva da motocicleta, entre outros, são abordados de forma completa, simples e didática.

 

 

 

 

  

Dicas na TV

Com o objetivo de expandir massivamente os conceitos de segurança e harmonia no trânsito, a partir do mês de julho a Honda terá também espaços exclusivos no programa Auto Esporte, da Rede Globo, onde serão abordados diferentes temas sobre pilotagem segura de motocicletas, focando diversos pontos de vista e interagindo com os demais integrantes
do trânsito, como automóveis, caminhões e pedestres.

 Saiba mais sobre as ações da Honda pela Harmonia no Trânsito

2009

 A empresa voltou a investir na educação infantil, lançando a versão digital do Clubinho Honda. O programa tem como objetivo contribuir com a educação no trânsito a partir de professores, pais e alunos. No endereço www.clubinhohonda.com.br é possível fazer o download da história em quadrinhos Duas Ruas e Quatros Aventuras, na qual personagens infantis vivem aventuras que simulam situações do trânsito real. Além da história, professores e pais também têm acesso, a partir do site, a manuais com dicas de atividades educativas para realizar em casa ou na escola.

Ainda no mesmo ano, como parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, a Honda relançou o portal www.hondaharmonianotransito.com.br, apresentado pela primeira vez com a campanha: “Desejamos harmonia no trânsito porque sonhamos com um mundo melhor”. Na nova versão, o site traz um jogo interativo com o objetivo de promover e incentivar a harmonia no trânsito. Para participar, basta escolher seu veículo (entre carro, motocicleta e bicicleta) e personagem preferido (Mário ou Rose) e começar a travessia pelas ruas. Pelo caminho, os jogadores se deparam com questões importantes sobre segurança e leis de trânsito, além de outros veículos e obstáculos que fazem parte do trânsito real. Ao final de cada etapa, o jogador pode conferir as respostas corretas e descobrir se está por dentro das regras do trânsito ou se precisa se aprimorar para contribuir com o dia a dia de todos.

2008

Honda Harmonia no Trânsito

A Honda lançou a campanha "Desejamos harmonia no trânsito porque sonhamos com um mundo melhor", que, por meio de uma linguagem lúdica, buscava inspirar as pessoas a exercer sua cidadania e promover um convívio mais amigável no trânsito. 


Os anos 80

A década foi marcada por uma rede de concessionárias engajada nos programas de pilotagem com segurança: na época, 13 delas já possuíam pistas próprias para o desenvolvimento de ações. Além disso, a Honda mantinha um ônibus especialmente equipado para o treinamento volante em todo o território nacional.

Ao completar 20 anos de atividade no Brasil, em 1989, o Centro de Pilotagem Honda lançou o programa “Pilote Numa Boa”. O programa despertou o interesse no aprimoramento das técnicas de pilotagem e colaborou com o aumento da segurança no trânsito do País. O sucesso foi tanto que, em 1990, foi lançada a segunda fase da iniciativa.

A empresa não parou por aí e decidiu dedicar mais atenção ao público infantil. Em maio de 1992, a Moto Honda lançou o “Clubinho Honda – Trânsito Amigo”. A ação transmitiu conceitos básicos sobre segurança, além de noções sobre respeito e cidadania. A fase inicial de implantação chegou a atingir 226 escolas de todo o Brasil e 56 mil crianças. No ano seguinte, em 1993, atendeu 1.238 instituições, totalizando mais de 350 mil crianças.

Entre 1974 e 1976

 Nesse período, ocorreu um crescimento no mercado de duas rodas com a entrada de modelos nacionais, graças à construção da fábrica de Manaus (AM). Os esforços da empresa quanto à educação no trânsito cresceram com a inauguração do Departamento de Pilotagem e cursos volantes nas principais cidades do Brasil.

Quatro anos depois, em 1978, surgiu o primeiro Centro de Pilotagem, em São Paulo, e, posteriormente, no Rio de Janeiro. Mais tarde, a empresa montou o Parque Honda, que, além de possuir uma pista asfaltada, contava com outra para a prática off-road.

 

1969

Antes mesmo de instalar-se como fabricante no Brasil, a Honda já desenvolvia atividades de pilotagem. Quando se iniciou a importação de motocicletas do Japão para o Brasil, foram implantados os primeiros programas educativos. No começo, eram destinados a policiais, órgãos públicos e frotistas. A partir de 1974, os treinamentos foram intensificados e atingiram todo o País. Ministrados em locais públicos, os cursos de pilotagem atraíram milhares de pessoas, que assistiam a projeções audiovisuais e participavam de demonstrações práticas dos instrutores do Centro de Pilotagem Honda.